data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Diário)
Nesta segunda-feira, foi inaugurado o prédio 26E, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O local é destinado para as atividades do curso de Fonoaudiologia da instituição.
Em construção desde 2015, o espaço passou por uma interdição em 2019, o que provocou atrasos na obra.
- Foram tantas angústias e frustrações que nós acompanhamos com uma sensação de impotência muito ruim pois estávamos com um processo que não avançava pelas dificuldades inerentes às questões que envolvem a contratação de empresas que prestaram o serviço. Tivemos também problemas de infiltrações e uma série de elementos que trouxeram acúmulos de atrasos - afirmou o reitor da UFSM, Paulo Burmann, durante sua fala na cerimônia.
Confira a programação do Viva o Natal para esta semana
O prédio começou a ser utilizado pelo curso de Fonoaudiologia, de forma improvisada, em 2019. Isso ocorreu pois o prédio onde ocorriam as aulas e práticas da graduação, o antigo Hospital Universitário, na Rua Floriano Peixoto, também havia sido interditado. Assim, desde o começo das atividades no campus da UFSM, o local não havia sido inaugurado com uma cerimônia formal. Depois do longo processo das obras, hoje o dia foi marcado pela comemoração do novo espaço.
- O sentimento é de alegria, gratidão e agradecimento ao longo destes mais de dez anos pelas pessoas que trabalharam para a gente estar nesse prédio hoje. Isso leva não só para a nossa comunidade acadêmica, mas para a comunidade como um todo, um serviço de qualidade e mais coerente com o que a fonoaudiologia se propõe a entregar - relatou Angela Ruviaro Busanello Stella, chefe do departamento de Fonoaudiologia.
Chico Buarque, luto dos familiares e incêndio nos EUA: o que diz a sentença de 43 páginas da Kiss
Além das atividades de pesquisa, ensino e extensão da Fonoaudiologia, o prédio também conta com uma estrutura voltada para os setores de próteses auditivas e de administração do Hospital Universitário (HUSM).
- Esse é um prédio que tem múltiplos usos, com foco na utilização pelo curso de Fonoaudiologia e pelo Serviço de Atendimento Fonoaudiológico (SAF), através do Sistema Único de Saúde (SUS), um serviço público e gratuito para toda a comunidade. Um espaço que realmente precisa ser celebrado, pois é um prédio moderno, confortável e seguro - salientou o reitor.